O Brasil da Tropicália

Por Giovanna Falchetto

Estava eu por esses dias a ouvir Tropicália de Caetano Veloso e com os olhos fixos na tela do computador, mais precisamente, em impressões de um gringo sobre o Brasil e pensei em vários pedacinhos da história do país que eu contaria se tivesse oportunidade, decidi então começar pela própria música a tocar!

tropicalia

Antes de mencionar o movimento Tropicália em si, acho mais importante falar do contexto em que ele surgiu.

Brasil, 31 de Março de 1964. Contra as medidas de cunho social propostas pelo então presidente João Goular, instaurou-se, no Brasil, a Ditadura Militar e seus muitos Atos Institucionais que acabavam com a democracia e com a liberdade de expressão. Muitos foram os movimentos que batiam de frente com essa repressão. Estudantes, cineastas, escritores, poetas e músicos por meio de sua arte lutavam contra a ditadura. Eis que surge, em 1967, o Tropicalismo o movimento contava então com cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal costa, tom Zé, Os Mutantes  e o maestro Rogério Duprat. Com participação de Nara Leão, José Carlos Capinan, Torquato Neto e Rogério Duarte.

Pode-se afirmar que os tropicalistas revolucionaram o meio musical do país, misturando a Musica Popular Brasileira e a Bossa Nova com tendências da cultura jovem que rolavam pelo mundo. Introduziram o rock e a guitarra elétrica famosa na época pelo som dos Beatles.

O foco da Tropicália, indiscutivelmente, foi a música. Mas todas essas composições de estilo deram ao Movimento um caráter psicodélico que chamava atenção. As roupas de Hippie e o estilo “despojado” dos integrantes destoavam do contexto “arrumadinho” da época. Muita cor, cabelos grandes ao estilo Black Power e roupas largas compunham a figura do tropicalismo.

Alem do engajamento político, pois se posicionavam contra o autoritarismo e a desigualdade Social , os tropicalistas lutavam pela internacionalização da cultura, o que era um diferencial.

 Esse é o link de um documentário incrível que saiu ano passado sobre esse movimento:

logo-Tropicalia

A BBC de Londres também veio até o Brasil para saber mais sobre o assunto e produziu esse outro documentário:

Anúncios

5 comentários sobre “O Brasil da Tropicália

  1. Adorei a matéria! Simplesmente interessante como os tropicalistas conseguiam se manisfestar nesse periodo tao conturbado da historia do Brasil!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s